Saturday, October 9, 2010

Artigo sobre desempenho educacional no boletim Economia e Tecnologia

Um dos aspectos mais frustrantes da vida de um economista que faz pesquisa são as longas defasagens existentes entre o momento em que submetemos um artigo para uma revista e finalmente sua aceitação para publicação. No ínterim, as idéias do artigo depreciam e perdem seu impacto.

Por isso gostaria de elogiar a iniciativa do Boletim Economia e Tecnologia que o Luciano Nakabashi da UFPR edita. É um boletim que publica artigos curtos, para um público amplo, onde pesquisadores apressados podem divulgar um aperitivo de seus artigos que mais tarde (anos depois...) podem vir a ser publicados em alguma revista com peer review.

Na última edição, eu e o Renato Colistete apresentamos nosso artigo sobre raízes históricas do desempenho educacional no estado de São Paulo (páginas 103-109).

4 comments:

  1. Irineu,

    eu vi que você cita o Wilson Cano no seu artigo. Não sei se é uma pergunta polêmica, mas qual é a sua opinião sobre a "Escola de Campinas" e o conceito de "Complexo cafeeiro" utilizado pelo Wilson Cano?

    ReplyDelete
  2. Quem leu Wilson Cano foi o Renato. Se eu li, deve ter sido uns vinte anos atrás no curso de FESB ou me preparando para a ANPEC.

    O que é Escola de Campinas?

    ReplyDelete
  3. Irineu,

    você respondeu à minha pergunta.

    ReplyDelete
  4. Você poderia explicar o que é o conceito de “Complexo Cafeeiro” usado pelo Wilson Cano? Eu infelizmente não tenho acesso a uma boa biblioteca de economia brasileira por perto.

    ReplyDelete