Saturday, January 29, 2011

Vivendo e aprendendo: Tragedy of the commons na econometria IV

Hoje eu tive uma surpresa agradável lendo o artigo “Economics, History, and Causation”, por Randall Morck and Bernard Yeung. Recomendo a leitura do artigo.

Os autores argumentam a favor de mais interação entre história e economia (nada especial aqui), mas um insight que eles apresentaram me pegou de surpresa.

Existiria um problema de tragedy of the commons afetando o uso de variáveis instrumentais advindas da história para a pesquisa econômica.

Tentando resumir concisamente: toda a vez que uma variável é usada com sucesso como instrumento, cria-se um problema de variável latente para todos os outros possíveis usos desta variável, passados e futuros.

Por exemplo, como Acemoglu, Johnson e Robinson (AJR) usaram a mortalidade dos colonos europeus como instrumento para a qualidade das instituições nas ex-colônias, então qualquer outro artigo que use este instrumento também deve usar a medida de qualidade de instituições como um controle adicional! Pior que isso: se algum artigo subseqüente descobrir que a mortalidade dos colonos é um bom instrumento para, digamos, produtividade agrícola, então produtividade agrícola torna-se uma variável latente na especificação de AJR!

1 comment:

  1. Jisuis!!! Essas IV´s nunca me enganaram...quando funciona é uma maravilha mas já vi muita gente forçando a barra.

    ReplyDelete