Wednesday, February 9, 2011

Conselhos para jovens acadêmicos

1. A comunidade acadêmica é pequena nos EUA, minúscula no Brasil. Todos se conhecem, ninguém esquece.

2. Convites para dar parecer para revistas acadêmicas não devem ser recusados.

3. Exceções para o item 2 se aplicam se: (1) você já é um pesquisador estabelecido como estrela em seu campo de atuação; (2) você já desempenha outra tarefa para a revista que o convidou; ou (3) se o tema do artigo for completamente fora de sua área de especialização.

4. Responda seus e-mails prontamente. Cumpra seus prazos religiosamente. Ver item 1.

5. Se você realmente domina o seu campo de atuação, na maior parte dos casos, não vai precisar mais do que umas poucas horas de trabalho para preparar 2-3 páginas de comentários. Se receber a oportunidade, demonstre aos editores da revista que você realmente domina seu campo de atuação entregando seu parecer em menos do que 72 horas.

6. Nunca é demais repetir: A comunidade acadêmica é pequena nos EUA, minúscula no Brasil. Todos se conhecem, ninguém esquece.

1 comment:

  1. Irineu como você ressalta “A comunidade acadêmica é pequena nos EUA, minúscula no Brasil. Todos se conhecem, ninguém esquece”; é necessário adicionar mais uma dica útil. Caso o autor se sinta prejudicado por uma outra pessoa, ao submeter um paper ele deve escrever para o editor do journal notificando o fato e pedindo para que tal pessoa não sirva como referee do paper.

    ReplyDelete