Sunday, March 3, 2013

No forno... artigo sobre os efeitos do salário mínimo sobre o emprego no Brasil

Alguns anos atrás, eu pensei em escrever um artigo sobre o impacto do salário mínimo sobre o emprego no Brasil.

Minha motivação era que durante os anos de inflação alta, o salário mínimo real era muito volátil e aumentos em seu valor eram rapidamente erodidos pela inflação. Portanto, sempre foi para mim nada surpreendente que a literatura tendia a encontrar efeitos pequenos ou insignificantes do salário mínimo sobre o emprego. 

Ontem comecei finalmente a escrever este artigo. Eu vou usar dados dos censos populacionais de 2000 and 2010 e para evitar viés de especificação eu selecionei as especificações que considero ideais e estou comprometido a não procurar especificações novas se os resultados não forem de encontro a minhas priors.

Em alguns minutos vou começar a escrever o código para estimar as regressões...

Suspense no ar...

7 comments:

  1. Chegou a ver esse aqui, Irineu?
    http://www.eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/file/Hugo_Jales.pdf

    ReplyDelete
  2. Bacana.

    Quanto ao paper, estas distribuições dos salários estão bem "mal" comportadas (figura 4)

    Não tenho muito contato com a forma de distribuição de salário, de qualquer forma eu esperava ver algo próximo a uma log-normal truncada no salário mínimo, ou uma pareto, ou uma mistura das duas, mas a curva está muito acidentada, mesmo com a grande quantidade de observações.

    Por exemplo, de R$1000 a R$2000 tem uns saltos, aparentemente, em R$1200, R$1500 e depois R$2000. Acho que o pessoal deve estar arredondando na hora de declarar, não?

    ReplyDelete
  3. A eletricidade no ar é palpável. Vai dizer com certeza a abobrinha que o salário mínimo provoca desemprego. O FMI não tem nada melhor pra te botar pra fazer rapaz!

    ReplyDelete
  4. E aí? Descobriu que os aumentos reais do salário mínimo estão correlacionados com a diminuição da taxa de desemprego e aumento da proporção do mercado formal na economia brasileira (período 2000-2010)?

    ReplyDelete
  5. Ainda não terminei este artigo. Se a vida deixar, fica pronto no final do ano. Acho entretanto bem pouco provável que sua conjectura se confirme.

    ReplyDelete
  6. O artigo entrou no forno em "Sunday, March 3, 2013".
    A previsão é que fique pronto até o fim do ano.
    Esse é o tempo, digamos, normal para um artigo (no seu caso) sair do forno ?
    Pergunto isso porque não sou do ramo, mas gosto de ler escritos decentes.

    ReplyDelete
  7. O artigo ficou no forno por alguns dias, depois tive que focar em outros assuntos.
    Em geral, um artigo empirico como esse, em que nao preciso buscar dados originais (basta ler os dados do Censo e PNAD que ja estao no meu laptop), nao requer mais do que um mes de trabalho se puder prioritiza-lo.

    ReplyDelete